Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto, etc., para não se confundir no momento de responder à questão.
Tomar cuidado com vocábulos relatores (os que remetem a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, etc.).
Compreensão (ou Intelecção) e Interpretação de Texto
Compreensão ou Intelecção de textos – consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. O enunciado normalmente assim se apresenta:
As considerações do autor se voltam...
Segundo o texto está correta...
De acordo com o texto, é incorreto...
Tendo em vista o texto, é incorreto...
O autor sugere ainda que...
De acordo com o texto é certo...
O autor afirma...
Interpretação de texto – consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. O enunciado normalmente é encontrado da seguinte maneira:
O texto possibilita o entendimento de que...
Com apoio no texto, infere-se que...
O texto encaminha o leitor para...
Pretende o texto mostrar que o leitor...
O texto possibilita deduzir-se que...
Três Erros Capitais Na Análise De Textos
Extrapolação – é o fato de se fugir do texto. Ocorre quando se interpreta o que não está escrito. Muitas vezes são fatos reais, mas que não estão expressos no texto. Deve-se ater somente ao que está relatado.
Redução – é o fato de se valorizar uma parte do contexto, deixando de lado a sua totalidade. Deixa-se de considerar o texto como um todo para se ater apenas à parte dele.
Contradição – é o fato de se entender justamente o contrário do que está escrito. É bom que se tome cuidado com algumas palavras, como: pode, deve, não, verbo ser, etc.
Lingüística Textual
Para não ser ludibriado pela articulação do contexto, é necessário que se esteja atento à coesão e à coerência textuais.
Coesão textual é o que permite a ligação entre as diversas partes de um texto. Pode-se dividir em três segmentos: coesão referencial, coesão seqüencial e coesão recorrencial.
Coesão referencial – é a que se refere a outro elemento do mundo textual.
Exemplos:
O presidente George W. Bush ficou indignado com o atentado no World Trade Center. Ele afirmou que castigará os culpados. (retomada de uma palavra gramatical à referente "Ele" = "Presidente George W. Bush")
De você só quero isto: a sua amizade. (antecipação de uma palavra gramatical à "isto" = "a sua amizade")
O homem acordou feliz naquele dia. O felizardo ganhou um bom dinheiro na loteria. (retomada por palavra lexical à "o felizardo" = "o homem")
Coesão seqüencial – é feita por conectores ou operadores discursivos, isto é, palavras ou expressões responsáveis pela criação de relações semânticas (causa, condição, finalidade, etc.). São exemplos de conectores: mas, dessa forma, portanto, então, etc.
Exemplos:
Ele é rico, mas não paga as suas dívidas.
Observe-se que o vocábulo "mas" não faz referência a outro vocábulo; apenas conecta (liga) uma idéia a outra, transmitindo a idéia de compensação.
Coesão recorrencial – é realizada pela repetição de vocábulos ou de estruturas frasais semelhantes.
Exemplos:
Os carros corriam, corriam, corriam.
O aluno finge que lê, finge que ouve, finge que estuda.
Coerência textual é a relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Está ligada ao entendimento, à possibilidade de interpretação daquilo que se ouve ou lê.
Um fato normal é coesão textual levar à coerência; porém pode haver texto com a presença de elementos coesivos, e não apresentar coerência.
Veja o texto abaixo:
O presidente George W. Bush está descontente com o grupo Talibã. Estes eram estudantes da escola fundamentalista. Eles, hoje, governam o Afeganistão. Os afegãos apóiam o líder Osama Bin Laden. Este foi aliado dos Estados Unidos quando da invasão da União Soviética ao Afeganistão.
Comentário:
Ninguém pode dizer que falta coesão a este parágrafo. Mas de que se trata mesmo? Do descontentamento do Presidente dos Estados Unidos? Do grupo Talibã? Do povo Afegão? Do Osama Bin Laden? Embora o parágrafo tenha coesão, não apresenta coerência, entendimento.
Pode ainda um texto apresentar coerência, e não apresentar elementos coesivos. Veja o texto seguinte:
Como Se Conjuga Um Empresário
"Acordou. Levantou-se. Aprontou-se. Lavou-se. Barbeou-se. Enxugou-se. Perfumou-se. Lanchou. Escovou. Abraçou. Beijou. Saiu. Entrou. Cumprimentou. Orientou. Controlou. Advertiu. Chegou. Desceu. Subiu. Entrou. Cumprimentou. Assentou-se. Preparou-se. Examinou. Leu. Convocou. Leu. Comentou. Interrompeu. Leu. Despachou. Conferiu. Vendeu. Vendeu. Ganhou. Ganhou. Ganhou. Lucrou. Lucrou. Lucrou. Lesou. Explorou. Escondeu. Burlou. Safou-se. Comprou. Vendeu. Assinou. Sacou. Depositou. Depositou. Depositou. Associou-se. Vendeu-se. Entregou. Sacou. Depositou. Despachou. Repreendeu. Suspendeu. Demitiu. Negou. Explorou. Desconfiou. Vigiou. Ordenou. Telefonou. Despachou. Esperou. Chegou. Vendeu. Lucrou. Lesou. Demitiu. Convocou. Elogiou. Bolinou. Estimulou. Beijou. Convidou. Saiu. Chegou. Despiu-se. Abraçou. Deitou-se. Mexeu. Gemeu. Fungou. Babou. Antecipou. Frustrou. Virou-se. Relaxou-se. Envergonhou-se. Presenteou. Saiu. Despiu-se. Dirgiu-se. Chegou. Beijou. Negou. Lamentou. Justificou-se. Dormiu. Roncou. Sonhou. Sobressaltou-se. Acordou. Preocupou-se. Temeu. Suou. Ansiou. Tentou. Despertou. Insistiu. Irritou-se. Temeu. Levantou. Apanhou. Apanhou. Rasgou. Engoliu. Bebeu. Dormiu. Dormiu. Dormiu. Dormiu. Acordou. Levantou-se. Aprontou-se…"
Comentário:
O texto nos mostra o dia-a-dia de um empresário qualquer. A estruturação textual – somente verbos – não apresenta elementos coesivos; o que se encontra são relações de sentido, isto é, o texto retrata a visão de seu autor, no caso, a de que todo empresário é calculista e desonesto.
Tipologia Textual
Pode-se dizer que existem basicamente três tipos de textos: o descritivo, o narrativo e o dissertativo.
Texto Descritivo
A descrição assemelha-se ao retrato. Num retrato observam-se detalhes. Numa descrição, é preciso que o autor chame a atenção para determinadas características do ser.
A descrição procura transmitir ao leitor a imagem que tem de um ser mediante a percepção dos cinco sentidos: tato, gustação, olfato, visão e audição.
Exemplo:
"Eram sapatos de homem, de bico fino, sem cadarço, de couro marrom. Ainda novos. Porém recobertos de uma poeira fina, parecendo açúcar de confeiteiro."
(Heloísa Seixas, Revista de Domingo, jornal do Brasil, 21/10/2001)
Texto Narrativo
A narração é a forma de composição que consiste no relato de um fato real ou imaginário. É como se acabássemos de assistir a um filme e contássemos a história sem colocar a nossa opinião.
O texto narrativo compõe-se de exposição, enredo e desfecho; e os elementos centrais são as personagens, as ações e as idéias.
Exemplo:
"Há coisas que só acontecem nos Estados Unidos. A Federal Aviation Association, FAA, investiga como um porco – de 135 kg conseguiu embarcar na primeira classe de um Boeing 757. E mais, nele viajou por seis horas. Segundo os relatos, o animal foi embarcado no dia 17 de outubro no vôo 107 sem escalas da companhia US Airways que saiu da Filadélfia para Seatle."
(Jornal do Brasil, 1º/11/2000)
Texto Dissertativo
A dissertação é a forma de composição que consiste na posição pessoal sobre determinado assunto.
Quanto à formulação dos textos, o discurso dissertativo pode ser:
expositivo: consiste numa apresentação, explicação, sem o propósito de convencer o leitor. Não há intenção expressa de criar debate, pela contestação de posições contrárias às nossas.
Exemplo:
"Eu, se tivesse um filho, não me meteria a chefiá-lo como se ele fosse um soldado de chumbo. Teria que lhe dar uma certa autonomia, para que pudesse livremente escolher o seu clube de futebol, procurar os seus livros, opinar à mesa, sem que esta aparência de liberdade fosse além dos limites. Não queria que parecesse um ditador, nem tampouco um escravo. Os meninos mandões e os meninos passivos são duas deformações desagradáveis."
(Edições O Cruzeiro – O vulcão e a Fonte)
argumentativo: consiste numa opinião que tenta convencer o leitor de que a razão está do lado de quem escreveu o texto. Para isso, lança-se mão de um raciocínio lógico, coerente, baseado na evidência de provas.
Exemplo:
"Em geral as pessoas morrem em torno dos trinta anos e são sepultadas por volta dos setenta. Leva quarenta anos para os outros perceberem que aquela pessoa está morta. Lembre-se: a vida é sempre uma incerteza. Somente o que é morto é certo, fixo, sólido."
(Revista Motivação & Sucesso, Empresa ANTHROPOS Consulting)
Análise De Textos De Fragmentados
1- Assinale a opção que mantém o mesmo sentido do trecho destacado a seguir.
"Uma das grandes dificuldades operacionais encontradas em planos de estabilização é o conflito entre perdedores e ganhadores. Às vezes reais, outras fictícios, estes conflitos geram confrontos e polêmicas que, com freqüência, podem pressionar os formuladores da política de estabilização a tomar decisões erradas e, com isto, comprometer o sucesso das estratégias antiinflacionárias."
Os formuladores da política de estabilização podem tomar decisões erradas se os conflitos, gerados por confrontos e polêmicas, os pressionarem; o sucesso das estratégias antiinflacionárias fica, com isto, comprometido.
A afirmação é falsa. 1º - Os conflitos é que geram confrontos e polêmicas. 2º - Os confrontos e polêmicas, por sua vez, é que podem pressionar os formuladores da política de estabilização a tomar decisões erradas.
Estes conflitos, reais ou fictícios, geram confrontos e polêmicas que, freqüentemente, podem pressionar os formuladores da política de estabilização a tomar decisões erradas, sem, com isso, comprometer o sucesso das estratégias antiinflacionárias.
A afirmação é falsa. "sem com isso, comprometer" não tem apoio no texto que diz justamente o contrário: 'e, com isto comprometer".
O sucesso das estratégias antiinflacionárias pode ficar comprometido se, pressionados por conflitos, reais ou fictícios, os formuladores da política de estabilização gerarem confrontos e polêmicas ao tomarem decisões erradas.
A afirmação é falsa. 1º O sucesso das estratégias antiinflacionárias pode ficar comprometido se os formuladores da política de estabilização tomarem decisões erradas. 2º Os formuladores da política de estabilização podem ser pressionados por confrontos e polêmicas decorrentes de conflitos.
Os conflitos, às vezes reais, outras fictícios, que podem pressionar os formuladores da política de estabilização a confrontos e polêmicas, comprometem o sucesso das estratégias antiinflacionárias, se as decisões tomadas forem erradas.
A afirmação é falsa. 1º Os conflitos geram confrontos e polêmicas. 2º Os confrontos e polêmicas podem pressionar os formuladores da política de estabilização a tomar decisões erradas.
O sucesso das estratégias antiinflacionárias pode ficar comprometido se os formuladores da política de estabilização, pressionados por confrontos e polêmicas decorrentes de conflitos, tomarem decisões erradas.
A afirmação é verdadeira. Tal paráfrase – mesma idéia do texto escrita de outra forma – atende ao sentido do texto.
2 comentários:
Excelente!
Resumido e objetivo!!!
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